Conselheira do CRP19 participa de debate no CRP da Bahia sobre PL que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual

31/03/2017 -10H20


               Na noite desta quarta-feira (29),  a conselheira  e membro titular da Comissão de Direitos Humanos, do Conselho Regional de Psicologia da 19ᵃ Região, Eleonora Vaccarezza (CRP19/2276),  participou da  reunião ampliada da Comissão de Direitos Humanos, do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03). A entidade tem se engajado na luta contra o projeto de lei que prevê intervenções na resolução 001/99 para retirar da normativa, artigos que orientam como deve ser a postura da(o) psicóloga(o) frente à identidade sexual das pessoas a serem atendidas.

               O debate levantou a problemática do direito do livre exercício profissional. Ttese que levou o Conselho Federal de Psicologia (CFP) a promover reuniões com os demais CR'S para discutir as possíveis ações de enfrentamento caso o projeto seja retomado.

               "A nossa proposta é levar essa discussão para o estado de Sergipe, para junto com a categoria, definir nossa participação nesta luta. Trabalhar  pautas políticas foi um compromisso assumido por essa gestão. Temos compromisso com a sociedade, que pode vir a sofrer o impacto da aprovação de medidas como esta, e com o profissional que pode ser ver obrigado a ir contra princípios básicos e que ferem o respeito aos direitos humanos”, disse Vaccareza.