Comissão de Direitos Humanos do CRP19 participa da III semana da visibilidade Trans de Aracaju

13/03/2017 -17H51

                   A presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), do Conselho Regional de Psicologia, Conselheira Jayane Pinheiro Trindade (CRP19/2010) participou das discussões da III Semana da Visibilidade Trans que acontece em Aracaju (SE).


O evento que, este ano, coloca em pauta “Mídia e Representação”  começou no dia 29 de janeiro e segue até  esta quarta-feira 1° de fevereiro, com seminários, debates e mesas redondas.  Segundo os organizadores, A proposta da temática traz uma reflexão sobre  o  tratamento que a mídia, frequentemente destina à transexualidade e travestilidade, de forma estereotipada e pejorativa, contribuindo para uma maior exclusão social dessa comunidade.

                   “A semana da visibilidade trans é importante para mostrar que essa população existe e resiste pela luta da vida e pelos direitos sociais. As pessoas trans são cidadãos e tem o direito a cidadania assim como qualquer outro sujeito. São seres humanos, ou seja, seres de vida, de potência e de possibilidades”, disse a Conselheira Jayane Trindade.            

                   Ainda de acordo com Jayane Trindade, psicóloga e mestre em psicologia social nossa  sociedade é  heterocisnormativa.  Por isso faz-se necessário apoiar a causa de pessoas trans diante do cenário de violação de direitos e da patologização que atinge essa população.  “Mesmo com alguns avanços, as pessoas trans ainda são vistas com o diagnóstico patologizador. Na última edição da Classificação Internacional de Doenças, constam 15 distúrbios relacionados à identidade de gênero e nós, psicólogos, podemos abraçar a luta pela despatologização e pelos direitos humanos dessa minoria populacional diante das competências que cabem a nossa categoria”, finalizou.

.