CRP19 participa de palestra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

07/03/2017 -21H26


               “Saúde Mental da Mulher” foi um dos temas do ciclo de palestras promovido pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese), nessa quarta-feira, em alusão ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

               Numa narração sócio-histórica sobre os diferentes papéis da mulher na sociedade, a  conselheira do CRP19, Petruska Passos Menezes (CRP19/0636) falou  sobre economia, a complexa estrutura na família e o seu consequente processo de adoecimento, tanto pelas relações com a sociedade como por um rompimento da sua ligação corpo/mente, principalmente, nos diferentes ciclos da vida feminina como a menarca, período pré-menstrual (TPM) gravidez e menopausa.

              Ainda de acordo com  a conselheira, a depressão, o transtorno de ansiedade generalizada e a síndrome do pânico estão entre as principais doenças contemporâneas. Ela alertou para o fato de que a depressão pode atingir até 25% da população feminina entrando em cena fatores genéticos, sócio-econômicos, trabalhistas, familiares e pessoais. “Muitas vezes o suicídio acaba como alternativa para muitas mulheres, como conduta de eliminação do sofrimento”. 

               Outros debates marcaram o dia 8 de março na instituição:  “Quadro atual do combate a violência contra a mulher”, com a advogada Daniela Carvalho Almeida Costa, “Saúde e construção de gênero”, com a advogada Valdilene Martins e “Os desafios da mulher atual”, com a advogada Andréa Karine Goes.
“É importante a  mulher construir e reconhecer a sua identidade e papel social no processo de respeito às diferenças de gênero, mas de igualdade de direitos”, finalizou Petruska.