CRP19 participa de seminário sobre Transparência e Boas Práticas nos Conselhos de Fiscalização Profissional na Paraíba

22/08/2016 -14H19







                 Nesta sexta-feira (19), o Conselho de Psicologia de Sergipe, participou, por meio da gerência administrativa, em João Pessoa (PB), do seminário “Transparência e Boas Práticas nos Conselhos de Fiscalização Profissional”, evento que realizado no Tribunal de Contas da Paraíba.

                 O objetivo do encontro foi apresentar os resultados e os próximos passos da auditoria realizada para avaliar o grau de atendimento da Lei de Acesso à Informação pelos Conselhos Profissionais (Acórdão 96/2016-Plenário), além  de  discussão acerca de questões administrativas e gerenciais de interesse dos conselhos profissionais. Na plateia, Conselheiros, dirigentes e funcionários dos conselhos de fiscalização profissional da Região Nordeste.

                 “Esse “Diálogo Público” trouxe dicas e orientações de como gerenciar corretamente os recursos públicos,  atender a lei de acesso à informação,  pré-requisitos do Tribunal de Contas da União e de como apresentar todas as informações no Portal da Transparência”,  explicou Henrique  Mendonça, gerente administrativo do CRP19 .

                 Entre os temas debatidos, “Visão Geral Sobre os Conselhos de Profissão:
Orçamento, Licitação, Transparência”,  “Relatório de Gestão e Contas Ordinárias em Conselhos de Profissão”, “A atuação da CGU e a integridade no Setor Público”,  “Recursos Humanos e verbas indenizatórias”.

                 “Há muitas novidades nos processos de prestações de contas e, nesse sentido, o TCU está sendo parceiro dos conselhos. Diante do que vimos, o CRP19 está no caminho certo. Nosso Portal da Transparência atende aos princípios da Administração Pública”, concluiu. 

                 O Brasil conta, atualmente, com 535 conselhos de fiscalização profissional que juntos movimentam, por ano, mais de R$ 3 bilhões.