Eleições 2016/CRP19 - Candidatos apresentam suas propostas em debate 

18/08/2016 -18H30





















                 Na noite dessa terça-feira (16), o Conselho Regional de Psicologia da 19 Região, promoveu, por meio da Comissão Regional Eleitoral (CRE), o debate entre os concorrentes nas eleições 2016 do CRP19.   Pela Chapa 11, “Unidos Somos Fortes”, esteve a representar o grupo o psicólogo Tiago Henrique Lima Santos que teve como apoio de bancada as psicólogas, Emanuelita Silva Alves, Aila Lorena Cardiaz. A chapa 12, “Crescer e Cuidar da Profissão”, encabeçada  pelo psicólogo Alan Santana Santos, teve como apoio de bancada as psicólogas  Lidiane dos Anjos Santos, Petruska Passos Menezes.   O jornalista Diego Barros foi o mediador do debate transmitido, ao vivo pela internet,  no canal institucional  CRP19 e redes sociais, Facebook e Youtube. Os profissionais de Psicologia também puderam acompanhar as discussões via celular, nos dispositivos Android e IOS. 

                 Em duas horas de programa, dividido em quatro blocos, os adversários defenderam suas propostas e fizeram questionamentos.   No primeiro bloco, a cada candidato teve cinco para apresentar livremente suas ideias.  No segundo, as chapas se questionaram e responderam sobre os três Eixos do Caderno Preliminar de Deliberações do IX Congresso Nacional de Psicologia, instância máxima de deliberações do Sistema Conselhos.  Dentro de cada eixo, cinco temas foram definidos, aleatoriamente, pela CRE e sorteados para perguntas e respostas com direito a réplica e tréplica. Aos profissionais psicólogos, na plateia ou pela internet,  foi ofertada a chance de fazer perguntas para os encabeçadores das chapas no terceiro bloco.  No quarto, e último bloco, os candidatos, entre si, tiveram a liberdade de fazer perguntas diretas e com tema livre.
O regime democrático instaurado no CRP19, gerou a diversidade de ideias e possibilitou aos psicólogos conhecer as intenções de cada grupo.

                 “O primeiro debate do CRP19 foi muito bom. Ofereceu toda estrutura e logística para acontecer. Houve participação da categoria, nos permitiu mostrar nossas propostas, do que a gente pensa em fazer em três anos”, disse o psicólogo Tiago Henrique, representante da Chapa 11.

                 “O primeiro debate do CRP19 às eleições, representa um marco histórico. Pela primeira vez, temos a possibilidade mais ampla de discutir nossas ideias, de incentivar os valores democráticos que perpassam por essa pluralidade, pela diferença ideológica, pela diferença daquilo que nós propomos.  Ao mesmo tempo, enriquece a própria capacidade democrática  do Sistema Conselhos,  ao possibilitar que cada psicólogo possa  enxergar as chapas, as suas propostas e tomar a sua melhor decisão  baseado naquilo que os candidatos têm a oferecer”, falou Alan Santana, representante da Chapa 12.

                 Os profissionais vão escolher a chapa responsável por conduzir as ações e politicas relacionadas à profissão nos próximos três anos, em votação, entre os dias 24 e 27 de agosto.

 


















<