"Mapeamento de necessidades de cursos e especializações na área da Psicologia em Sergipe".

20/06/2016 -06H32

         

          A elaboração deste esquema de coleta de dados foi feita por Karine David Andrade Santos Psicóloga CRP-19/2460. A iniciativa foi motivada por reclamações e queixas, em diferentes oportunidades de interação, por parte de colegas profissionais de Psicologia de Sergipe, relacionadas à falta, insuficiência ou excessiva concentração em áreas específicas no que se refere a ofertas de cursos, palestras e especializações na referida área profissional em nosso Estado.

          A pesquisa foi iniciada através das redes sociais e os resultados, até o momento, são coerentes com o quadro descrito acima. No entanto, foram obtidas respostas de cerca de 79 pesquisados, entre profissionais e estudantes de Psicologia, o que não correspondem a uma amostra representativa que figure um quadro mais preciso e específico das demandas destes serviços pelos profissionais da área.
Além disso, os resultados obtidos de uma pesquisa com uma amostra representativa são fundamentais para um maior alcance no atendimento das necessidades de formação, aprimoramento e capacitação profissional dos psicólogos do Estado. Isto possibilitará para estes profissionais: uma maior qualidade técnico-científica em sua área de atuação, mais acesso ao conhecimento da ciência psicológica e um posicionamento crítico e criterioso nos serviços prestados junto à população.

          Enfim, uma prática profissional com mais rigor técnico, científico e em consonância com um atuar responsável, através de contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolver da ciência psicológica como campo de prática e conhecimento conforme exposto no quarto princípio fundamental do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
Outrossim, também cabe esclarecer que esta pesquisa não coleta dados pessoais e profissionais sigilosos seja em sua aplicação, seja no acesso eletrônico deste profissional pesquisado a mesma. Também não há pretensão de coleta de informações que destoem do objetivo da pesquisa, bem como do seu uso para outros fins que não seja o atendimento das demandas de aprimoramento profissional dos psicólogos no Estado de Sergipe.


          Clique aqui para acessar o endereço eletrônico do formulário da pesquisa. O documento eletrônico está abrigado no Google Forms que é uma plataforma do Google para criação gratuita de pesquisas. Também disponibilizo uma cópia da mesma junto a este documento para análise e avaliação. Somente esta profissional tem acesso aos resultados da pesquisa através de e-mail e senha pessoais.

          Karine David Andrade Santos
          Psicóloga CRP-19/2460