Calendário do Setembro Amarelo 2016 em Sergipe
1. Dia 8 de setembro: almoço às 12h, na Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE), com a psiquiatra Norma Alves de Oliveira, Mestre em Ciências da Saúde e membro da diretoria da Associação Sergipana de Psiquiatria . Autora dos livros: "Associação entre Depressão e Síndrome Coronariana Aguda" e "Transtornos Mentais sob um Novo Prisma". O tema da palestra no almoço: "Suicídio: Um Desfecho Fatal Evitável nos Diversos Transtornos Mentais".
2. Dia 9 de setembro: na Residência Médica de Psiquiatria da FBHC, o Prof. Dr. Antonio Lima, supervisor do programa de Residência Médica em Psiquiatria da FBHC e Conselheiro do CREMESE. Coordenará debate sobre "A influência da mídia no suicídios" às 9h30 no hospital Cirurgia.
3. Dia 9 de setembro, na UNIT (na sala 59 do bloco A), às 18h: apresentação de um documentário sobre suicídio "The bridge" com comentários de Antônio Juviniano Santana de Aragão (Psiquiatra pelo SSCF - Campinas Psicoterapeuta pela USP; titulo de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria; professor Assistente do curso de Medicina da Unit e preceptor da Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Cirurgia) e Augusto César Santiago (médico residente em Psiquiatria (FBHC) e egresso da Universidade.
4. Dia 11 de setembro: caminhada entre a ponte da Coroa do Meio e o Calçadão da Praia Formosa. Todos de amarelo, usando fitinhas amarelas. No final haverá discurso dos organizadores e dos líderes das entidades médicas com o gran finale: soltar todos os balões de hélio.
5. Dia 14 de setembro: Conferência na Sociedade Médica de Sergipe às 18h. O conferencista será o Prof. Dr. Ricardo Azevedo Barreto, Psicólogo, mestre e doutor pelo Instituto de Psicologia da USP. Psicanalista e Presidente do Circulo Brasileiro de Psicanálise. Professor Titular da Universidade Tiradentes. O titulo da conferencia é: "O anzol da palavra entre a vida e a morte: interlocuções da psicanalise com a poesia".
6. Dia 16 de setembro: 9:30h sessão especial na Câmera de Vereadores por solicitação do vereador Emerson Costa. Pronunciamento do presidente da ASP e de um palestrante convidado da ASP.
7. Dia 24 de setembro as 9h na UNIT (na sala 39 do bloco C), conferência "Suicídio na Adolescência" com Karla Maria Nunes Ribeiro Mansilla:Psiquiatra da Infância e Adolescência pela USP;Título de Especialista em Psiquiatria Geral, Psiquiatria Infantil e Psicoterapia pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Psiquiatria;Mestra em Ciências da Saúde pela UFS;Professora de Psiquiatria Clínica do Curso de Medicina da UFS.
Estas ações são da ASP e da Liga de Saúde Mental - PSIC.
As ações tem o apoio institucional do Sindicato dos Médicos de Sergipe, Conselho Regional de Medicina,Conselho Regional de Psicologia - 19.Região (CRP19), Sociedade Médica de Sergipe, Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Círculo Psicanalítico de Sergipe, Academia Sergipana de Medicina, CVV - Centro de Valorização da Vida, LAPSI-SE (Liga Acadêmica de Psiquiatria de Sergipe), LIAMA (Liga Acadêmica de Medicina do Adolescente), Residência em psiquiatria da FBHC e Residência multiprofissional da UFS, LIASE (Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade) e quem mais chegar.