ELABORAÇÃO DE LAUDOS E PARECERES PSICOLÓGICOS

Informações

Capacitação voltada para profissionais e acadêmicos de Psicologia com objetivo de desenvolver competências técnicas para a elaboração adequada de laudos, pareceres e outros documentos profissionais do (a) psicólogo (a).

A elaboração e o registro adequado dos documentos psicológicos nos diversos contextos de atuação profissional tem sido tema recorrente de  supervisões e capacitações para atuação do(a) psicólogo (a). Pesquisas realizadas sobre o exercício profissional e as infrações éticas profissionais,  apontam como uma das principais queixas sobre o exercício profissional feitas contra profissionais no Sistema Conselho de Psicologia referem-se à elaboração inadequada,  técnica e eticamente,  dos documentos psicológicos. Ao prestarem serviços psicológicos, os profissionais normalmente precisam realizar registros e/ou comunicar os resultados dos mesmos aos clientes e/ou terceiros. Nas várias áreas de atuação, por exemplo,  organizacional, escolar, pericial, judicial, clínica, entre outras, a falta de conhecimento e experiência na elaboração dos documentos profissionais, normalmente leva ao cometimento de falhas e erros na escrita destes e alguns destes erros podem levar a processos éticos e, em alguns casos, processos judiciais contra o (a) psicólogo (a).

Entre as principais dificuldades dos profissionais na elaboração dos documentos, citamos:

- Identificar corretamente qual documento deverá ser elaborado considerando a demanda do serviço.
- Qual a estrutura adequada,  conteúdos e como redigir adequadamente os documentos profissionais. [
- Quais informações devem ser registradas de modo que o sigilo profissional permaneça preservado?
- Ter ciência dos principais normativos profissionais da categoria que regem a elaboração e registro documental.
- Como apresentar adequadamente os resultados da avaliação psicológica (métodos, testes e técnicas psicológicas) nos documentos.
- Realizar a devolutiva do serviço psicológico de forma ética e técnica através dos documentos psicológicos.
-  Dúvidas na elaboração dos registros dos serviços psicológicos em prontuários de equipes multiprofissionais.

Objetivos

Assim, a capacitação atual objetiva desenvolver competências profissionais na elaboração dos documentos psicológicos, destacando-se os seguintes objetivos:
- Conhecer os principais normativos profissionais que regulamenta a elaboração e registro documental da categoria;
- Conhecer os documentos oficiais do psicólogo;
- Compreender quais documentos psicológicos devem ser elaborados de acordo com as demandas dos serviços profissionais;
- Identificar os principais erros e falhas na elaboração dos documentos cometidos pelos profissionais;
- Aprender a elaborar registros e documentos psicológicos de forma assertiva, primando pelos critérios técnicos e éticos da categoria;
- Exercitar a escrita de documentos oficiais do psicólogo, bem como a elaboração e apresentação dos resultados de procedimentos e testes psicológicos;
- Conhecer modelos dos documentos psicológicos em vários contextos de atuação profissional;

Diferencial do Curso 

- Discussão de situações práticas e reais envolvendo a elaboração dos documentos psicológicos;
- Prática supervisionada de documentos psicológicos, com a elaboração, treino e aprimoramento da escrita dos documentos psicológicos na própria capacitação;
- Facilitador com mais de 12 anos de experiência no campo de atuação profissional que envolvem elaboração de documentos psicológicos; como também com ampla exercício de supervisor e orientador de outros profissionais na temática, bem como atuando como membro do Conselho de Classe e presidente da Comissão de Orientação e Ética do CRP-15 (Alagoas).

Público Alvo: Profissionais e Acadêmicos de Psicologia.


Carga Horária: 22 horas*

Certificada pela Empresa VISUS CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
Encontros: Sábado, das 8 às 18hs.
Dias: 11/02/17 e 18/03/17
Duração: 2 meses, sendo um sábado mensal.
* Carga horária composta com aula presencial e as atividades complementares realizadas em modalidade à distância.
Investimento *
Profissional - R$ 440
Acadêmico - R$ 360
* Dividido em até 2 x (depósito ou pagamento em sala de aula) ou em até 3 x no cartão de crédito.
Informações
(79) 999625886 (Edice Fontes)
(79) 988288940 (Simone Santos)

Facilitador

Manoel Vieira de Carvalho Alencar - Psicólogo CRP15/2121

Especialista em Psicologia Clínica; Psicólogo do INSS-AL e da Pref. Municipal de Maceió; Psicólogo Clínico e Consultor Organizacional; Psicólogo responsável pelas perícias psicológicas da unidade SIASS-INSS-AL; Professor e Coordenador de cursos em avaliação psicológica; Supervisor em processo psicológicos e avaliação psicológica; Conselheiro do CRP-15 (plenária 2013 - 2016; 2016- 2019); Presidente da Comissão de Orientação e Ética (COE) do CRP-15; Presidente da Comissão de Avaliação Psicológica (CAP) do CRP-15; Prof. da Especialização em Psicologia do Trânsito UNIP em Alagoas; Parecerista em matérias em avaliação psicológica, como concurso público, ´saúde do trabalhador; Membro do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP).

Credenciamento

Observação: O valor pago referente à inscrição será deduzido do valor de investimento da capacitação, caso o participante opte pelo parcelamento do  valor da capacitação,  o desconto do valor pago na inscrição  já ocorrerá no pagamento da primeira parcela.